Bellos e Bellas, conhecem essa matriz?

Recomendo sempre para quem tem dificuldade em gerir suas atividades ou de saber quais atividades devem fazer primeiro.

Aprenda como usar abaixo:

Passo 1 – criar a matriz

Passo 2 – Defina as tarefas urgentes e importantes

Com o plano cartesiano desenhado, é hora de listar as tarefas e categorizá-las. Começaremos com o primeiro quadrante, no qual deverá conter as tarefas que são importantes e urgentes.

Essas atividades são aquelas que merecem prioridade e não podem ser adiadas.

Passo 3 – Defina as tarefas que são importantes mas que não são urgentes

No segundo quadrante, você deverá assinalar quais tarefas são importantes mas que não precisam ser executadas com caráter de urgência. Aqui estamos nos referindo às tarefas de médio e longo prazo

Por exemplo, entregar o balanço anual e projeção financeira do seu departamento, mas o mês ainda é setembro.

Passo 4 – Defina as tarefas não-importantes, porém urgentes

No terceiro quadrante, coloque as tarefas que não são tão importantes mas que precisam ser realizadas com urgência.

Aqui se encaixam as tarefas que merecem prioridade, pois o prazo para que elas sejam concluídas está se esgotando.

Passo 5 – Defina as tarefas não-importantes e não-urgentes

Por fim, você deverá assinalar no quarto quadrante todas as tarefas que não são importantes nem urgentes. Essa etapa da Matriz é importante para que você saiba com o quê você não deve perder seu tempo.

As tarefas deste último quadrante podem ser descartadas ou executadas a longo prazo, sem pressa.

Ficou claro o que é e como fazer uma Matriz de Eisenhower? É importante ter essa ferramenta sempre à mão para se organizar melhor e evitar que as suas tarefas se acumulem.

Se está tendo muitas atividades urgentes, é porque está sempre apagando incêndios e está errado. Se focar nas prioridades isso não vai acontecer.

 

Gostaram?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu