Você já percebeu que pessoas bem-sucedidas, tendem a ser positivas? Homens, como Steve Jobs por exemplo, acreditavam que somente com o foco naquilo que era certo, bom e otimista, seria possível conquistar qualquer coisa.
Quando você pensa em trocar de carro, por exemplo, e foca em uma cor e uma marca que você quer muito, toda hora você vê nas ruas aquele carro do modelo e da cor que deseja.
Isso acontece porque você focou nisso, e assim sua percepção para aquilo se expandiu.
Toda vez que seu olhar estiver voltado pra algo específico, a tendência é você enxergar sempre algo relacionado.
Neurociência e o Princípio 90/10
Tudo o que acontece na nossa vida é nossa responsabilidade, porque somos nós que decidimos o que queremos ou não. Temos controle em direcionar o que acontece nas nossas vidas, sabendo que toda ação tem uma reação.
Isso tem muito a ver com o princípio 90/10, criado por Stephen Covey, que eu cito no meu e-book [linkar página p baixar e-book] e que ilustra bem o que queremos dizer: 10% do que acontece em nossas vidas é inevitável, mas os outros 90% é como reagimos a determinadas situações.
A neurociência mostra que, ao focarmos em algo, disparamos uma área do cérebro onde se encontra o chamado Sistema Ativador Reticular (SAR), que faz a pessoa ficar muito mais atenta às informações e oportunidades associadas ao que se pensa e sente com frequência.
Seguindo a mesma lógica, se você foca em coisas positivas, você atrai coisas positivas. E o contrário também, se você focar em aspectos negativos, isso vai se expandir.
Vamos fazer um teste essa semana e só olhar para as nossas qualidades? Olhar-se no espelho e valorizar aquilo que temos de bom e somente isso? Se o nosso olhar se desviar para algo diferente disso, a gente aproveita e pratica o autocontrole voltando para o nosso foco inicial.
Lei da atração
A “lei da atração” é um mecanismo neural e bem estabelecido. O foco faz isso ser uma realidade.
Você é capaz de disparar essa verdadeira chave neurológica que se transforma em uma espécie de ímã, facilitando percepções e atraindo para você aquilo que você determina e pensa.
Tome cuidando em onde você coloca seu foco. Sua energia será canalizada pra lá! E você se perde ao direcionar o foco pra direção errada.
Supomos que hoje seu foco esteja direcionado para o trabalho. Certamente, nessa hipótese, seus resultados estão crescendo. Se isso não está acontecendo, pode significar falta de planejamento e de uma percepção maior de onde você deve focar.
Agora, se você admite que é uma pessoa sem foco, talvez falte clareza em relação ao que você deseja:
- Quem você quer ser?
- Onde quer estar?
- O que quer fazer?
Quando você sabe para onde quer ir, é muito mais fácil estabelecer o foco.
E você, foca nas suas conquistas ou derrotas? Você foca na solução ou fica discutindo o problema? Mais do que nunca, vigiar e direcionar bem seus pensamentos e sentimentos vão fazer toda diferença nos resultados da sua vida.
Pense nisso. Foque certo!