Candidatos ideais para as vagas e oportunidades de trabalho estão em falta? 

Hello guys! Nós, nas posições de empresários, empreendedores, gestores e/ou líderes sabemos, exatamente, os efeitos causados por más contratações, não é? Infelizmente, por escolhas “erradas”, podemos notar efeitos negativos na imagem da companhia no mercado, no clima organizacional da equipe e, até mesmo, na operação da empresa.

 

Não há uma forma 100% eficaz de contratar certo, mas, como na semana passada, quero dar algumas dicas e ferramentas que guiarão os próximos processos seletivos e, o mais importante, farão com que consigam ponderar e valorizar o “sexto sentido” e a razão efetiva na hora de, finalmente, bater o martelo de quem contratar para oportunidade disponível/necessária.

 

Um dos maiores equívocos cometidos por líderes/ gestores na hora de contratar, se dá, principalmente, pela urgência. Muitas vezes, por prazos enxutos, urgência de entrega, saída repentina de um colaborador e até demandas não planejadas é necessário preencher aquela vaga “pra ontem” sem que possa analisar em detalhes as competências, pontos fortes, fracos e até perfil dos candidatos. Esta realidade, em grande parte das vezes, tem mais chances de não funcionar e, possivelmente, causar algum efeito negativo para o negócio. Minha dica neste caso: Optar por não contratar e manter uma equipe reduzida e por um tempo maior, pode ser menos perigoso do que uma escolha prematura. Pense nisso!

 

Outras possíveis causas para contratações equivocadas devem-se, também, à falta de um profissional especialista em RH que esteja 100% focado nesta busca e, por uma realidade do mercado brasileiro, valores salariais oferecidos que não se adequam às expetativas de candidatos que acreditem serem os “ideais”.

 

Para conseguirmos passar por mais este desafio juntos e começar 2020 com contratações mais assertivas e efetivas, abaixo, alguns insights e ferramentas.

 

– Comece pela transparência e confiança: quanto mais claro é o currículo e a conversa entre candidato e líder, mais chances este “casamento” tem de dar certo! Confie nas suas percepções, não evite perguntar o que achar necessário e analise as respostas, a clareza e, acima de tudo a linguagem corporal.

 

– Valores morais e éticos: o candidato precisa, acima de tudo, ser íntegro e respeitoso para com vieses, ideologias, diferenças e colocações. Não adianta ser tecnicamente capaz e falhar nos convívios social e corporativo.

 

– Sinta a “vibe” do candidato: pessoas positivas, motivadas e com vontade de aprender e crescer com a empresa podem desempenhar muito bem suas funções e, além disso, mudar, para melhor, o clima organizacional.

 

– Prefira os com experiência prévia, mas, não descarte totalmente candidatos inexperientes: pessoas com vivencia anterior na função podem exigir menos energia dos líderes e gestores diretos, porém, o conhecimento técnico pode ser adquirido por qualquer profissional empenhado e íntegro. Tenha estas características como premissas!

 

– Evite ligações externas e superiores ao mundo corporativo: algo que acontece muito em empresas familiares é contratar por canais parentais ou de amizades e nem sempre isso funciona! Conhecer previamente o candidato faz com que conheça os valores, intenções e atitudes da pessoa, porém, a relação no trabalho nem sempre é a mesma da vida pessoal. Caso este “casamento” não dê certo, a demissão poderá conotar, também, a ruptura da relação afetiva. “Nunca contrate quem não pode ser demitido.” #ficaadica

 

– Procure aprender a contratar: caso não possam ou queiram profissionais de RH, nada impede que façam diretamente, mas, estudem! Existem livros, artigos e até cursos gratuitos:

 

SEBRAE:

 

https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/cartilha-manual-ou-livro/como-contratar-funcionarios

 

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/contrato-de-trabalho,06c0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

 

Contabilivre:

 

https://news.contabilivre.com.br/como-contratar-clt/

 

Sage Blog:

 

https://blog.sage.com.br/como-contratar-funcionarios-via-redes-sociais/

 

Exame:

 

https://exame.abril.com.br/negocios/8-livros-para-contratar-melhor/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu